15196 - Ensino interdisciplinar em um contexto agroecológico

Autores

  • Vanilda de Magalhães Vasconcelos Campus Rural de Marabá /IFPA

Palavras-chave:

educação do campo, conhecimento agroecológico, ensino interdisciplinar da ciência da natureza e matemática.

Resumo

Resumo: É um trabalho que trata de conhecimento agroecológico num contexto interdisciplinar para uma aprendizagem significativa a partir da construção da horta escolar, para acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Plano Nacional de formação de Professor do Instituto Federal do Campus Rural de Marabá. Essa experiência possibilitou aos acadêmicos uma excelente oportunidade de contextualização para o estudo de vários temas da física, biologia, química e matemática do ensino fundamental com ênfase da sustentabilidade no campo. Como resultados os futuros docentes experimentaram a observação, a inter-relação dos conhecimentos dentro de um contexto, diagnosticando conhecimentos prévios, exercitaram abordagens de construção de conhecimento, e como construir conhecimento científico e sugeriram idéias para planejamento de aulas que promovam uma aprendizagem significativa para o sujeito do campo.

Biografia do Autor

  • Vanilda de Magalhães Vasconcelos, Campus Rural de Marabá /IFPA
    Coordenação do Curso de Agropecuária integrado ao Ensino Médio com ênfase em Agroecologia

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências