15202 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA PRO JOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA EM BRAGANÇA- PARÁ

Autores

  • Willian Kelwin aguiar oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia/Paragominas
  • Herika Sousa
  • José Sousa
  • Elmecelli Castro

Palavras-chave:

práticas agrícolas, sustentabilidade, meio-ambiente

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções de relação do ser humano com o ambiente nas práticas de educação ambiental no Programa PRO JOVEM CAMPO- Saberes da Terra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa tendo como técnicas metodológicas o estudo bibliográfico, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com 07 alunos e 04 professores do Programa Saberes da Terra. A análise dos resultados da pesquisa apresenta a visão dos jovens sobre a mudança de comportamento que tiveram no seu trabalho no sentido de evitar o uso de práticas agrícolas que possam prejudicar o meio ambiente. As atividades educativas vivenciadas com os alunos do referido Programa contribuíram para que os mesmos entendessem as questões ambientais a partir de seu próprio contexto e fizessem relações dialéticas entre realidades locais e globais.

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação