15208 - Quintal agroflorestal pedagógico: um viés para a educação ambiental

Autores

  • Wanderson Moreira Santos IFB
  • Filipe Beserra SILVA IFB
  • Armênio da Costa Brito IFB
  • Igor Alyson Alencar Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Palavras-chave:

Autonomia, Estudantes, Agroecologia.

Resumo

Os estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Brasília - campus Planaltina (IFB) necessitam ter um espaço onde tenham autonomia e liberdade para realizar seus experimentos e visualizar a concretização de aulas teóricas na prática. Diante desta demanda, surgiu a idéia de desenvolver um quintal agroflorestal numa área que fosse desenhada e manejada pelos próprios estudantes, com abertura à participação de todos os interessados. O objetivo é integrar, divulgar e mostrar à comunidade acadêmica e local, a importância desse sistema de produção e, ainda atuando posteriormente como vitrine para visitações de produtores comunidade em geral. O fato dos estudantes estarem envolvidos no planejamento e execução das atividades possibilitou melhor integração entre a teoria e a prática. O grupo também se empoderou, e deverão dar continuidade às atividades com sentimento de maior autonomia e experiência.

Biografia do Autor

  • Igor Alyson Alencar Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
    Possui mestrado em Educação e Gestão Ambiental no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2009) e graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, agroecologia, sistemas agroflorestais e Bioma Cerrado. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília no campus Planaltina, e ex-coordenador do curso superior de tecnologia em Agroecologia.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências