A atuação do técnico como ação pedagógica: relato de uma experiência com base no Diálogo de Saberes, no encontro de culturas

Autores

  • josue roque ESCOLA MILTON SANTOS DE AGROECOLOGIA
  • Adilson Vagner Matos ESCOLA MILTON SANTOS DE AGROECOLOGIA

Palavras-chave:

Agroecologia, Método de Trabalho de Base, Pesquisa-ação.

Resumo

Este relato trata de uma experiência desenvolvida com uma família camponesa através do método de pesquisa Diálogo de saberes. A pesquisa se deu em vários momentos: escolha da família, coleta de dados, sistematização, analise e ação pedagógica. O desenvolvimento desse trabalho trouxe como aprendizado: a dimensão dos desafios em contribuir nas ações de transição agroecológica; a necessidade e importância da pesquisa, do estudo e planejamentos das ações; como dialogar de sujeito para sujeitos, sem uma invasão cultural, mas ao contrário por meio da construção coletiva de propostas para emancipação dos sujeitos envolvidos. Desse modo elencamos a importância do método de pesquisa Diálogo de Saberes, no sentido de contribuir para um amplo debate econômico, ambiental e sociocultural de nossos territórios contemplados pela pesquisa.

Biografia do Autor

  • josue roque, ESCOLA MILTON SANTOS DE AGROECOLOGIA
    TÉCNICO EM AGROECOLOGIA TÉCNICO DO PROJETO FLORA (Florestando a Reforma Agrária) Membro do Coletivo de Acompanhamento Político Pedagógico da v Turma do Curso Técnico em Agroecologia.
  • Adilson Vagner Matos, ESCOLA MILTON SANTOS DE AGROECOLOGIA
    Licenciado em Educação do Campo Membro do Coletivo de Acompanhamento Político Pedagógico do Curso de pedagogia para Educadores do do Campo da Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

I Congresso Paranaense de Agroecologia - Relatos de Experiências