A atuação do técnico como ação pedagógica: relato de uma experiência com base no Diálogo de Saberes, no encontro de culturas
Palavras-chave:
Agroecologia, Método de Trabalho de Base, Pesquisa-ação.Resumo
Este relato trata de uma experiência desenvolvida com uma família camponesa através do método de pesquisa Diálogo de saberes. A pesquisa se deu em vários momentos: escolha da família, coleta de dados, sistematização, analise e ação pedagógica. O desenvolvimento desse trabalho trouxe como aprendizado: a dimensão dos desafios em contribuir nas ações de transição agroecológica; a necessidade e importância da pesquisa, do estudo e planejamentos das ações; como dialogar de sujeito para sujeitos, sem uma invasão cultural, mas ao contrário por meio da construção coletiva de propostas para emancipação dos sujeitos envolvidos. Desse modo elencamos a importância do método de pesquisa Diálogo de Saberes, no sentido de contribuir para um amplo debate econômico, ambiental e sociocultural de nossos territórios contemplados pela pesquisa.Downloads
Publicado
2014-06-21
Edição
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Relatos de Experiências