Mortalidade da cochonilha de raiz da mandioca, Dysmicoccus sp. (Hemiptera:Pseudococcidae) com aplicação de produto a base de azadiractina.

Autores

  • Daliana Hisako Uemura Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Paula Gonçalves da Silva Wengrat UNIOESTE
  • Diandro Ricardo Barilli UFPEL
  • Diego Gazola UEL
  • Maristela Juliana Sonenberg PUCPR
  • Vanda Pietrowski UNIOESTE

Palavras-chave:

Manihot esculenta, Nim, Azadirachta indica

Resumo

A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é matéria-prima de múltiplos produtos no mercado e apresenta alto teor nutricional. Dentre as pragas associadas a essa cultura, a cochonilhas-da-raiz, Dysmicoccus sp. vem se destacando, pois pouco se conhece a respeito da sua biologia e danos. Sua ocorrência associada a cultura da mandioca passou a ser preocupante, principalmente na fase inicial de implantação da cultura, uma vez que são insetos sugadores de seiva, hábito este que pode levar desde o retardo no desenvolvimento até a morte da planta. O presente trabalho buscou avaliar a mortalidade de ninfas de Dysmicoccus sp. com aplicação de produto a base de azadiractina. O experimento foi realizado em condições de laboratório, utilizando-se o produto comercial Azamax®, nas concentrações de 1%, 2%, 4% e 8%, aplicado de duas formas (direta e indireta). A mortalidade de Dysmicoccus sp., independente das concentrações e forma de aplicação do produto, foi muito baixa, não demostrando potencial do mesmo para controle desta praga.

Biografia do Autor

  • Daliana Hisako Uemura Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Bióloga - CRBio 66167/07 Graduação em Ciências Biológicas - Bacharel e Licenciada (UNIOESTE) Mestrado em Agronomia/Fitossanidade (UEL) Doutoranda em Agronomia/Fitossanidade e Controle alternativo (UNIOESTE) Contato: (45) 9142-0526 Currículo lattes CNPq http://lattes.cnpq.br/0463181156728248

Downloads

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>