PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES QUANTO AOS PRODUTOS ORGÂNICOS EM LA PAMPA, ARGENTINA

Autores

  • R. Thorton
  • D. Iglesias
  • P. De Hegedüs
  • E. Viglizzo
  • H. D´adam
  • H. Vela
  • C. Petry

Resumo

Na Argentina e La Pampa em particular, existem poucos estudos sobre marketing agroecológico. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo exploratório sobre a percepção do consumidor pampeano em relação aos alimentos ecológicos. O trabalho realizado não permite inferir conclusões definitivas, mas observa-se que o consumidor não conhece, ou não tem totalmente claro o que é um produto “ecológico”. Os consumidores se mostram interessados na compra de alimentos ecológicos, desde que estes custem o mesmo preço dos alimentos não ecológicos nos supermercados onde realizam suas compras. Finalmente abre-se uma perspectiva prometedora para vincular o marketing agro-ecológico a um sistema de “Educação Ambiental” a fim de informar e educar o consumidor, ou seja, convertê-lo em um “delegado de informação” confiável. A ambigüidade do termo “orgânico” é um obstáculo a ser removido. E o sistema de Educação Ambiental deverá apresentar um enfoque de trabalho sistêmico (soft systems), procurando a interdisciplinaridade e a participação de todos os atores implicados, tanto os formais (educação que precede a universitária) como os não formais (extensão). Palavras Chaves: Alimentos Ecológicos, marketing agro-ecológico, percepção do consumidor, “delegado de informação”, educação ambiental, enfoque sistêmico.

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Publicado

2006-11-12

Edição

Seção

Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia