Apicultura no Assentamento Taquaral em Corumbá – MS: Dualidades entre o Aprendizado Teórico e Prático

Autores

  • Valdinei CONCEIÇÃO Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS
  • vanderlei CONCEICÃO Pós Graduação em Residência Agraria UFGD, Dourados, MS
  • Cristiano Almeida CONCEIÇÃO mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Laranjeiras do Sul, PR
  • Aline MACKERT Professora da Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Corumbá, MS
  • Ana Maria dos SANTOS Graduada em Geografia e bolsista ATP da UFMS, Campus Pantanal, Corumbá, MS

Palavras-chave:

Apis mellifera, Assentamento, Apicultura

Resumo

Discute-se aqui a criação de abelhas melíferas (Apis mellifera) alojadas em colmeias artificiais sob o controle do homem e os sistemas de manejo, métodos e equipamentos que melhoram a produtividade em busca de explorar a capacidade natural deste inseto. A região pantaneira apresenta biodiversidade de flora, possibilitando a obtenção de méis de diversas floradas, com cores, sabores e aromas únicos. Desta forma se objetivou analisar a compreensão e aprendizado teórico e prático de apicultores em relação a realização de atividades de manutenção das colmeias em apiários coletivos no Assentamento Taquaral. O estudo dialoga com os saberes teóricos e práticos, sendo que muitas vezes os saberes teóricos não condizem com a realidade da região, obrigando o apicultor a buscar arranjos que se adequem à região. Foi observado que o receptor tem dificuldade em assimilar o conhecimento teórico no desenvolvimento da prática, mas deve ser considerado que o agricultor é sábio por natureza, que muitas vezes ele assimila o conhecimento, mas tem receio em colocar em prática devido ao fato de acreditar em suas crenças empíricas. Os resultados obtidos destacam que o nível de assimilação do conhecimento dos apicultores após participarem de cursos teóricos e práticos é muito baixo.

Downloads

Publicado

2015-02-21

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2