A pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo: estudo de caso na Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG)

Autores

  • Viviane LIMA
  • Vagner SILVA
  • Renato ASSIS

Palavras-chave:

educação, agroecologia, extensão rural

Resumo

A pedagogia da alternância surgiu na década de 1930 na França, como tentativa de efetivar uma política educativa, que oportunizasse o jovem do campo a permanecer na área rural. O objetivo geral deste relato é descrever as práticas ludopedagógicas agrícolas sustentáveis desenvolvidas pela Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG). A escola adota os princípios da Agroecologia como precursores de suas atividades, utilizando a interdisciplinaridade para efetivar as relações homem-natureza traçando uma interface com os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Constatou-se, que a Escola Família Agrícola de Jacaré e sua pedagogia da alternância são ferramentas preciosas na promoção de uma extensão rural diferenciada e eficiente, que ao mesmo tempo seja capaz de valorizar a cultura e o saber popular e promover o desenvolvimento rural sustentável.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências