Levantamento Preliminar da Flora Invasora na Proposta de Educação do Campo na Escola Municipal São Mateus – Colider/MT

Autores

  • Norma NOBRE
  • Juliana MACHADO
  • Devani OLIVEIRA
  • Paulo NICACIO

Palavras-chave:

agroecológica, educação do campo, plantas invasoras, herbicidas

Resumo

O presente relato de experiência objetivou o levantamento preliminar da flora invasora surgida no pátio da EM São Mateus, município de Colider – MT. A atividade visou desmistificar na criança e no adolescente o conceito de erva daninha e introduzir junto com a Metodologia de Educação do Campo com ênfase em Agroecologia informações importantes sobre espécies invasoras, com ênfase na ecologia e importância de cada planta observada. Para a realização da atividade foram envolvidos educadoras e estudantes do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a de registro fotográfico dos vegetais de maior incidência, seguido do processo de fixação de partes das plantas em exsicatas, pesquisa bibliográfica, comparação das imagens fotográficas feitas com as da internet e elaboração de um quadro catalogo contendo o nome popular e cientifico das espécies encontradas. A identificação do nome popular da planta foi feita por um educador da escola e também agricultor familiar. O levantamento preliminar da flora invasora resultou na ‘catalogação’ e 15 tipos de ervas, destas, 05 são conhecidas por suas propriedades fitoterápicas na medicina popular. Com a atividade, espera-se a aproximação da criança com esse tipo de flora, numa perspectiva de redução do uso de herbicidas na agricultura familiar com foco na melhoria da saúde do meio ambiente.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências