Pedagogia da Alternância como Promotora da Fixação de Jovens Indígenas na Comunidade

Autores

  • Valéria BARBOSA
  • Silvana DIAS
  • Silvana DIAS
  • Erika SILVA
  • Erika SILVA
  • Elinéia CRUZ
  • Elinéia CRUZ
  • Jéssica SOUZA
  • Jéssica SOUZA
  • Leosmar ANTONIO
  • Leosmar ANTONIO

Palavras-chave:

conhecimento tradicional, observação participante, educação no campo.

Resumo

O período de alternância está inserido na grade curricular do curso superior de tecnologia em Agroecologia denominado tempo comunidade e consiste no desenvolvimento de atividades práticas no campo. Assim, a Pedagogia da Alternância surge como uma das principais ferramentas na interação entre educador e educando, sendo assim valorizando a educação no campo, possibilitando ao estudante o entendimento de aprendizagem teórica tendo aproveitamento do tempo em que o educando passa fora do ambiente escolar (tempo comunidade), colocando em prática a teoria fornecida na sala de aula (tempo escola). Este trabalho foi desenvolvido no município de Miranda MS, nas aldeias indígenas Mãe-Terra e Lagoinha onde foi feito o diagnóstico das propriedades na qual se teve conhecimento da realidade local junto aos produtores promovendo assim uma observação participante. Conclui-se que a pedagogia da alternância tem papel fundamental na vida cotidiana dos indivíduos, por despertar mais interesse dos jovens em saber a realidade de sua própria comunidade.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências

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