ACEITAÇÃO DE DIFERENTES MARCAS COMERCIAIS DE CAFÉ (Coffea arabica L.) ORGÂNICO

Autores

  • Aline F. da Silva
  • Valéria P. R. Minim
  • Milene M. Ribeiro

Resumo

Produtos orgânicos são polêmicos quanto a sua qualidade sensorial. Nesse estudo foi realizado um teste de aceitação em relação a um conjunto de atributos: aroma, sabor e aparência denominado impressão global, onde sessenta e seis consumidores avaliaram quatro amostras de café orgânico e uma amostra de café convencional de quatro diferentes marcas comerciais. Para a realização desse teste utilizou-se uma escala hedônica de 9 pontos e os resultados obtidos foram avaliados por meio de Mapa de Preferência Interno (MDPREF). O MDPREF demonstrou que a amostra de café orgânico ORG-4 obteve maior aceitação pelos consumidores quanto à impressão global, mostrando que nessa marca de café os atributos em conjunto torna-o bem apreciado e de grande aceitação. Palavras chave: café orgânico, qualidade, análise sensorial e mapa de preferência.

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Publicado

2006-11-12

Edição

Seção

Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia