Avaliação Participativa de Plantas Apícolas nos Assentamentos Rurais da Borda Oeste do Pantanal.

Autores

  • Vanderlei Doniseti Acassio dos REIS Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
  • Michael da Silva TOLEDO Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal e bolsista CNPq/PIBIC na Embrapa Pantanal, Corumbá, MS.
  • Alberto Feiden Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Marçal Henrique Amici JORGE Embrapa Hortaliças, Planaltina, DF.
  • Ana Maria dos Santos SILVA Graduada em Geografia e bolsista ATP da UFMS, Campus Pantanal, Corumbá, MS.

Palavras-chave:

Apis mellifera, Apicultura, Agricultura Familiar, Geração de Emprego e Renda.

Resumo

A Embrapa Pantanal elaborou em 2009 um calendário apícola participativo no assentamento Taquaral em Corumbá - MS, utilizando os conhecimentos dos agricultores familiares sobre as espécies de plantas com potencial para pasto apícola, de ocorrência na região, tanto nativas como cultivadas. A partir deste calendário foi realizada a lista das espécies com potencial de florescimento nas épocas críticas de falta de alimentos para as abelhas africanizadas, sendo formada basicamente por árvores e arbustos com outras finalidades de uso como, por exemplo, forrageiras, frutíferas, para atração da fauna e espécies madeireiras. Entre 2013 e 2014 foi executada a avaliação da percepção que os agricultores tinham em relação às mudas distribuídas. Para tal fim foi elaborado um questionário com questões abertas e questões qualitativas fechadas, sendo constatado que os mesmos avaliaram positivamente a maioria das espécies distribuídas e plantariam mais, principalmente espécies frutíferas.

Biografia do Autor

  • Alberto Feiden, Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1981) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) . Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia e Agricultura Orgânica, Transição Agroecológica, Adubos Verdes, pesquisa Participativa e Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências