As Características Gerais e as Tendências dos Consumidores do Mercado Orgânico no município de Sete Lagoas - MG

Autores

  • Marcela Costa FERREIRA Universidade Federal de São João Del-Rei, Sete Lagoas, MG
  • Maíse Soares de MOURA
  • Carlos Eduardo Cabral ARAÚJO
  • Victhoria Assis SOUZA
  • Ricardo Nunes NERY
  • Anderson Oliveira LATINI

Palavras-chave:

Agricultura alternativa, alimentos orgânicos, alimentos sustentáveis.

Resumo

O objetivo foi avaliar o conhecimento dos consumidores, os fatores limitantes e os que favorecem os produtos orgânicos no mercado consumidor em Sete Lagoas. Para isso, foram obtidos dados de 60 respondentes a partir de um questionário on-line semi-estruturado divulgado nas redes sociais. O questionário teve como objetivo obter as características gerais dos entrevistados, as características comportamentais, o nível de conhecimento, indicadores de qualidade de vida, o perfil psicológico dos consumidores de produtos orgânicos, dentre outras. Os dados foram analisados de forma descritiva, e explicados a partir de gráficos. A maioria dos consumidores de orgânicos eram mulheres (69,6%), com faixa etária de até 30 anos (80,3%), graduados (48,2%) e com renda mensal de até 4 salários mínimos (39,3%). Estudos como estes são importantes já que o conhecimento das características dos consumidores destes produtos direciona a comercialização e contribui para a compreensão do mercado orgânico.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)