A Dimensão Educacional da Agroecologia

Autores

  • Rosemeire Aparecida de ALMEIDA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS

Palavras-chave:

Camponês, Educação do Campo, Transição Agroecológica

Resumo

O trabalho tem como pressuposto a discussão da Agroecologia a partir de seus diferentes níveis de indagação, em especial a dimensão educacional como forma de aproximação com o paradigma da Educação do Campo que tem, por sua vez, sua base filosófica e política na Educação Popular. A busca deste enlace paradigmático, entre a Agroecologia e a Educação do Campo, se justifica em virtude da intrínseca relação destes campos do conhecimento, uma vez que a Educação do Campo trilha o caminho da liberação, e resgate, da potencialidade camponesa pelo reconhecimento da importância do seu modo de vida centrado numa lógica de reprodução social de parcimônia com a natureza, e a agroecologia, aquela baseada em processos horizontais, reconhece os camponeses e seus saberes como protagonistas da transição agroecológica emergente.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)