Perfil do consumidor de mel comercializado em feira livre em Pontes e Lacerda- MT, produzido por agricultores familiares.

Autores

  • Antonio Robis LIMA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul, MS.
  • Rafael Anderson KREITLOW Universidade Estadual de Mato Grosso, Pontes e Lacerda, MT.
  • Fernando André Silva SANTOS Universidade Estadual de Maringá, PR.
  • Elisângela de Souza LOUREIRO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul, MS.

Palavras-chave:

Apis mellifera, assentamento, economia solidária, sustentabilidade.

Resumo

A produção de mel pela agricultura familiar é de extrema importância, pois promove a inclusão socioeconômica, produção de alimento ecologicamente correto além de um importante serviço ambiental. O objetivo deste trabalho é de comparar as diferentes percepções dos consumidores de mel comercializados em feira livre produzido por agricultores familiares. Para isso realizou-se uma pesquisa de opinião em feira livre, através de um questionário. Observou-se que 63% dos entrevistados utilizam o mel para fins medicinais. Quando perguntados qual o local que adquirem o mel 51% dos entrevistados compram mel direto do produtor e 20% em feiras. Com relação às características e qualidade, 34 % dos entrevistados analisam cor e a densidade do mel, 29% a aparência do produto. Os resultados mostram pontos importantes sobre a identificação do perfil dos consumidores de mel, identificando a da atividade apícola familiar como importante fonte de alimento agroecologicamente correto.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

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