Assentamento “Conquista no Litoral”: dependência versus autonomia.

Autores

Resumo

Resultado parcial de um projeto de pesquisa interdisciplinar, este artigo objetiva uma análise da estratégia de desenvolvimento socioeconômico e político do modo de produção do assentamento Conquista no Litoral, localizado no município de Garuva-SC, à luz dos princípios agroecológicos. Através da prática metodológica de observação participante seguida da investigação-ação realizou-se a identificação dos interesses dos assentados em relação à autonomia idealizada pela projeção emancipatória, demonstrados pelos anseios da forma de viver e de se relacionar com o meio, versus a dependência resultante das relações comerciais, que neste caso culmina num sistema produtivo convencional que impulsiona o desenvolvimento econômico em detrimento à qualidade de vida e às relações político-sociais do convívio em modo coletivo. Acreditamos que este artigo provoca a questão da dependência versus autonomia e a coloca em evidência, destacando práticas e conflitos antes não revelados.

Biografia do Autor

  • Eloize Yoshiko Kamei, Universidade Federal de Santa Catarina
    Arquiteta e Urbanista, especialista em desenvolvimento regional pela UFPR, mestre em Planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental pela UDESC, estudante de Residência agrária pela UFSC.
  • Joel Dutka, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestrando em Sociologia Política pela UFSC (CAPES 5). Possui graduação em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013).

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.