Levantamento e descrição de métodos alternativos ou naturais de conservação de sementes da agricultura familiar do município de Garanhuns, Pernambuco
Resumo
As sementes da agricultura familiar podem ser conservadas e armazenadas através de método alternativo/natural ou químico, sendo este último cada vez mais comum entre os agricultores familiares. O objetivo deste trabalho é conhecer os principais métodos alternativos ou naturais de uso e/ou conhecimento dos agricultores familiares para conservação de sementes para posterior resgate e divulgação. A pesquisa foi realizada no município de Garanhuns-PE, no início do ano de 2015 através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto a 32 famílias. Foram identificados 19 métodos de conservação alternativa/natural de sementes, porém não sendo todos utilizados pelos agricultores. O principal método alternativo/natural utilizado atualmente é pelo uso da garrafa pet. Conclui-se que é grande a perda do conhecimento associado sobre conservação de sementes de forma alternativa ou natural quando muitos agricultores não se utilizam mais destes métodos.Referências
ARAÚJO, S.L. et al. Avaliação participativa de variedades crioulas de milho com os agricultores familiares do Cariri Paraibano. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Fortaleza/CE, 2011.
CUNHA, Flavia Londres. Sementes da Paixão e as Políticas Públicas de distribuição de sementes na Paraíba. 2013. 184 p. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável). Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.
DELWING, A.B., FRANKE, L.B., BARROS, I.I.B. Sementes Crioulas: o estado da arte no Rio Grande do Sul. Revista de Economia e Sociologia Rural vol. 46 no. 2. Brasília-DF. Abril/Junho 2008.
FILHO, A.M.P. et al. Oficinas sobre o uso de sementes crioulas – Incentivo para produção Agroecológica na região do Agreste Meridional de Pernambuco. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Fortaleza/CE, 2011.
VERDEJO, M.E. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP / por Miguel Expósito Verdejo, Revisão e Adequação de Décio Cotrim e Ladjane Ramos. – Brasília: MDA / Secretaria da Agricultura Familiar, 2006. 62p:il.