A Agroecologia na Proposta de Educação do Campo da Escola Municipal São Mateus – Colider, MT
Resumo
O modelo de educação destinado à população na região norte de Mato Grosso pouco contribuiu para que as ações humanas em relação à natureza fossem mais equilibradas e que os recursos naturais fossem melhor compreendidos e aproveitados. O modelo serviu muito mais para propagar o mito do progresso e legitimar, do ponto de vista ideológico, o desenvolvimento predatório proposto e implementado. Neste cenário, o projeto de Educação do Campo e Agroecologia da E.M. São Mateus - Colíder-MT objetiva repensar o modelo de educação e produção de alimentos para a região. A metodologia utilizada é a relação direta das atividades teoria x pratica, os conhecimentos teóricos são vinculados às aulas práticas na escola e, empregadas técnicas agroecológica com impactos reduzidos na natureza. Em um ano de existência o Projeto Educação do Campo e Agroecologia atende 90 estudantes de dez comunidades rurais e, colimou na implantação de seis (06) arranjos metodológicos: arborização com o uso de espécies nativas e exóticas, estudo da flora invasora, produção de adubo orgânico, educação ambiental dos resíduos sólidos, estudo da entamofauna e controle biológico, formação do banco de sementes e produção de mudas. O projeto reflete a necessidade de uma mudança não somente nas técnicas produtivas, mas também na construção de uma educação pensada a partir do campo e para o campo.Referências
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