A importância das comunidades tradicionais de Fundos de Pasto: estudo de caso em Testa Branca no município de Uauá-BA
Resumo
Inseridas em um território marcado por experiências históricas de luta e resistência popular contra inúmeros projetos de dominação capitalista, as comunidades tradicionais de Fundos de Pasto ainda permanecem distantes de sua diversidade material e simbólico-cultural. O presente trabalho busca visibilizar a comunidade de Fundos de Pasto Testa Branca do município de Uauá-BA, apresentando seus processos de organização e potencialidades da região semiárida. Para isso, utilizaram-se alguns procedimentos metodológicos, como a realização de reuniões com entidades que atuam na comunidade; observação participante; oficinas participativas e rodas de conversa. Os resultados revelam a relevância das atividades econômicas existentes na comunidade, a relação com o tamanho do território de uso coletivo e a necessidade de regularização fundiária dos territórios tradicionalmente ocupados.Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 1999.
SANTOS, José Moacir dos. Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto: o papel da educação formal para o reconhecimento e a valorização de sua identidade cultural. Juazeiro: Universidade Estadual da Bahia, 2013.
TORRES, Paulo Rosa. Terra e territorialidade das áreas de fundos de pasto no semiárido baiano. Feira de Santana: UEFS Editora, 2013.
VERDEJO, Miguel Expósito. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA/Secretaria de Agricultura Familiar, 2010.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.