Avaliação da Aceitação do Arrumadinho de Broto de Palma com Carne-de-sol na Comunidade Quilombola Serra do Abreu, Nova Palmeira – PB.
Palavras-chave:
Semiárido, alimentação, forrageira, quilomboResumo
A palma se estabeleceu, no Semiárido nordestino como forrageira, utilizada com fundamental importância na pecuária, no entanto, é uma planta de enorme potencial produtivo e de várias utilidades, podendo ser usada na alimentação humana, na produção de medicamentos, cosméticos e corantes, na conservação e recuperação de solos, cercas vivas, paisagismo, além de uma infinidade de usos. É a planta mais explorada e distribuída nas zonas áridas a semiáridas do mundo, contudo sua real dimensão produtiva ainda não foi plenamente conhecida no Nordeste. No intuito de aumentar os estudos sobre o assunto, o presente trabalho realizou uma análise sensorial de arrumadinho de broto da palma com carne de sol entre moradores do Quilombo Serra do Abreu, e obteve aceitação da maioria dos provadores.Referências
BARBERA, G.; INGLESE, P.; PIMIENTA-BARRIOS, E. (Eds.). Agroecologia, cultivo e usos da palma forrageira. Paraíba: SEBRAE/PB, 2001. 216 p.
LOPES, E. B.; SANTOS, D. C. E VASCONCELOS, M. F. Cultivo da palma forrageira In: LOPES, E. B. (Ed.). Palma forrageira: cultivo, uso atual e perspectivas de utilização no semiárido nordestino. Paraíba: EMEPA/FAEPA, 2007. p. 11-33
LIMA, A. K. V. O. et al. Utilização de umbuzadas formuladas com palma forrageira (Opuntia fícus indica Mill) na merenda escolar. Revista Verde. v. 7, n.3, p.68-72, 2012.
NUNES, C. S. Usos e aplicações da palma forrageira como uma grande fonte de economia para o semiárido nordestino. Revista Verde. v.6, n.1, p.58-66, 2011.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 7. Saúde e Consumo.