Perspectivas curriculares para uma abordagem agroecológica no Curso de Educação do Campo, região da Transamazônica e Xingu, Pará.
Resumo
O objetivo é apresentar como o tema da Agroecologia está sendo pensado por meio das modalidades pedagógicas e disciplinas previstas no curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, nos municípios da Transamazônica e Xingu, estado do Pará. O relato realizado está baseado na participação dos autores enquanto docentes do curso, nas experiências das disciplinas ministradas e planejadas, nas observações realizadas em reuniões e contatos com os educandos e análise do projeto pedagógico do curso. Verifica-se que há várias possibilidades de inserção de temáticas da Agroecologia, e existe forte justificativa para uso de tal abordagem devido ao contexto regional e sua diversidade social, cultural, ambiental e produtiva da região envolvida, assim como, o interesse de construção desta perspectiva pelos docentes e educandos do curso a partir das problemáticas socioambientais e produtivas constatadas nas vivências e nos diagnósticos do tempo-comunidade.Referências
ASSIS, R.L. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba, N.6, p.67-80, jul./dez.2002.
UFPA/CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza. Altamira, 2013, 110p.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências