Análise do processo de compra da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar no município de Paragominas/PA.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar análise do processo de compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar no município de Paragominas, localizado no território Nordeste paraense. O mesmo consistiu em levantamento quantitativo e qualitativo de dados de alimentos adquiridos da agricultura familiar pela prefeitura municipal, nos anos de 2010 a 2014. Observou-se na análise, que os alimentos comprados da agricultura familiar pela prefeitura totalizaram cerca de R$ 4.936.066,49 entre os anos observados, sendo a laranja, polpa de fruta e melancia os principais produtos adquiridos. Conclui-se, a partir de então, que tais medidas assertivas beneficiaram o município, os agricultores e a população em geral, principalmente o alunado e o agricultor familiar local.Referências
BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução/CD/FNDE Nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Educação - MEC. Decreto-lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro direto na escola aos alunos da educação básica.
FERNANDES, J. U. J. Sistema de registro de preços e pregão presencial e eletrônico. Belo Horizonte, v. 7. 3. Ed.: Fórum, 2009.
IBGE. Diretoria de Pesquisas - DPE - Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS. Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2014. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_ de_Populacao/Estimativas_2014/estimativas_2014_TCU.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.
SCHMITZ, H.; MOTA, D. M. da. Agricultura familiar: elementos teóricos e empíricos. Revista Agrotrópica, Itabuna, v.19, p. 21-30, 2007.
Surel, M. Y. L'intégration européenne vue par l'approche cognitive et normative des politiques publiques. In: Revue française de science politique, n°2, p. 235-254, 2000.