Análise do processo de compra da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar no município de Paragominas/PA.

Autores

  • Diego Guimarães Vieira Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas. http://orcid.org/0000-0003-0583-9633
  • Douglas Alexandre de Azevedo Margalho Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas. http://orcid.org/0000-0001-6782-7422
  • Daihany Moraes Callegari Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas.
  • Maria das Graças Quadros Martins Silva Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Antonio Gabriel Lima Resque Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar análise do processo de compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar no município de Paragominas, localizado no território Nordeste paraense. O mesmo consistiu em levantamento quantitativo e qualitativo de dados de alimentos adquiridos da agricultura familiar pela prefeitura municipal, nos anos de 2010 a 2014. Observou-se na análise, que os alimentos comprados da agricultura familiar pela prefeitura totalizaram cerca de R$ 4.936.066,49 entre os anos observados, sendo a laranja, polpa de fruta e melancia os principais produtos adquiridos. Conclui-se, a partir de então, que tais medidas assertivas beneficiaram o município, os agricultores e a população em geral, principalmente o alunado e o agricultor familiar local.

Biografia do Autor

  • Diego Guimarães Vieira, Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas.
    Funcionário público há 7 anos na Prefeitura Municipal de Paragominas, Tecnólogo em Gestão Financeira (Centro Universitário Internacional - UNINTER) e Graduando em Engenharia Agronômica (Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA).

Referências

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BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Educação - MEC. Decreto-lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro direto na escola aos alunos da educação básica.

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Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

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