AGROECOLOGIA NA AMAZÔNIA: UMA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA DE “DERRUBA E QUEIMA”, ESTUDO DE CASO DO LOTE AGROECOLÓGICO DE PRODUÇÃO ORGÂNICA (LAPO)

Autores

  • André Carlos de Oliveira Rocha LOTE AGROECOLÓGICO DE PRODUÇÃO ORGÂNICA
  • Danilo Silva da Silva
  • Rafael Marlon Alves de Assis
  • Wesley Achilles Oliveira de Sena

Palavras-chave:

Agricultura Ecológica, Sustentabilidade, Sistemas de Produção

Resumo

Na Amazônia o sistema de agricultura que predomina hoje, ainda é o mesmo utilizado pelos indígenas a mais de 500 anos, o “derruba e queima”. É importante pensar e desenvolver formas sustentáveis de agricultura. O objetivo do estudo de caso é mostrar uma alternativa sustentável para a Amazônia, a Agroecologia. Este estudo se deu no Lote Agroecológico de Produção Orgânica (LAPO), no assentamento Mártires de Abril, em Belém-PA. Para coleta de dados foi utilizada a observação participante, conversa informal com a agricultora e consulta a fontes secundárias. A análise dos dados foi feita através do relato e discussão do estudo de caso, considerando o histórico do LAPO e três dimensões da agroecologia: tecnológica, sociológica e metodológica. Durante os 9 anos do lote foram experimentados vários princípios e práticas agroecológicas, como por exemplo, o combate aos insumos químicos e o combate ao fogo, bem como a preocupação com a soberania e segurança alimentar. Observando as características do LAPO podemos avaliar que esta experiência pode ser considerada como uma alternativa ao sistema de uso da terra “derrubada-queima”.

Referências

CAMPOS, C. S. S. Campesinato autônomo – uma nova tendência gestada pelos movimentos sociais do campo. Rev. Lutas & Resistências, n. 1, p. 146-162, UEL/Gepal, Londrina, setembro de 2006.

GOMES, João Carlos Costa; BORBA, Marcos. Limites e possibilidades da agroecologia como base para sociedades sustentáveis. rev. ciência & ambiente, jul.-dez., 2004. p. 5-14.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: editora UNESP; DF: NEAD, 2010. 568p.

TER de onde partir. Belém: Setor de Saúde MST, 2011. DVD, 14min. 18s.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico