Valorizando Saberes dos Povos Indígenas da Mata Atlântica: Uma Experiência Inovadora de Estágio Curricular
Resumo
Apresentamos aqui uma experiência de estágio distinta onde licenciandos buscaram contextualizar um dos princípios da agroecologia, a valorização da cultura e saberes dos povos indígenas, através da produção de uma cartilha de caráter informativo e de conscientização socioambiental. A produção da cartilha “A química da Mata Atlântica” objetivou alcançar a sensibilização da comunidade universitária frente aos saberes indígenas, numa perspectiva sustentável da relação sociedade-natureza, permitindo um diálogo de saberes com a comunidade. Um estudo de caso foi realizado baseado nas discussões dos envolvidos na produção da cartilha, além da análise qualitativa dada por um grupo de professores de diferentes universidades. Como resultados principais, temos que a produção da cartilha contribuiu significativamente na formação dos futuros professores, além de fornecer um material de divulgação científica interdisciplinar que busca resgatar a memória cultural e ambiental da comunidade local.Referências
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GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas, 2008.
MARTÍNEZ FRANCISCO, P. E. Nuevas Tecnologías en Educación. Madrid, Pearson Educación: Prentice Hall, 2004.
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Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências