Projeto pensando verde: a experiência agroecológica do Sesc Fortaleza

Autores

  • Clarice Araújo Barbosa Costa Sesc Fortaleza
  • Tiala Cristine de Albuquerque de Morais
  • Lucilene Siqueira Fernandes

Resumo

Resumo: O Projeto Pensando Verde foi realizado pelo Sesc Fortaleza (CE), desenvolveu ações educativas para promoção da responsabilidade socioambiental. O objetivo do Pensando Verde (PPV) é contribuir com as discussões socioambientais, incentivar a organização comunitária em torno das práticas sustentáveis e possibilitar a instalação de hortas individuais e comunitárias, visando à segurança alimentar, à geração e complementação de renda. As atividades da primeira edição do PPV aconteceram na Associação Comunitária do Bairro Ellery e Monte Castelo, com sede localizada na região oeste de Fortaleza. De maio de 2013 a junho de 2014, realizaram-se encontros semanais junto a um grupo intergeracional de 30 pessoas, composto principalmente de mulheres adultas e de baixa renda. Foram instalados apenas dois quintais produtivos, um diretamente no solo e outro numa laje de concreto, apesar do número reduzido, acredita-se que os objetivos foram atingidos, pois a maioria das atividades propostas aconteceu.

Referências

BOFF, Leonardo. Ecologia, Mundialização e Espiritualidade. Record: Rio de Janeiro, 2008.

DIÁRIO DO NORDESTE. Fortaleza sofre com degradação. Fortaleza, 26 mar. 2012. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1119613>. Acesso em: 12/03/2013.

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO. Planejamento Estratégico Sesc Ceará 2011-2015. Administração Regional no Estado do Ceará, Fortaleza, 2014.

DIÁRIO DO NORDESTE. Sem verde Fortaleza agoniza. Fortaleza, 15 mar. 2011. Disponível em:<http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/sem-verde-fortaleza-agoniza-1.111736>. Acesso em: 13/03/2013.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências