O projeto profissional do jovem na Casa Familiar Rural de Açailândia: culminância, interdisciplinaridade e desenvolvimento agroecológico do meio

Autores

  • Xoán Carlos Sánchez Couto Universidade Federal do Pará

Resumo

Neste artigo estuda-se o papel do Projeto Profissional do Jovem como elemento culminador dos cursos estruturados através da Pedagogia da Alternância, seu caráter interdisciplinar e sua potencialidade na contribuição ao desenvolvimento rural. A eficácia da proposta da Pedagogia da Alternância é avaliada a partir dos resultados alcançados a respeito de dois de seus principais objetivos: o combate ao êxodo rural e o fortalecimento da agricultura familiar. Para isso entrevistaram-se todos os egressos da Casa Familiar Rural de Açailândia. Encontrou-se algum indicativo de que os egressos têm desejo de permanecer no campo, apesar das dificuldades externas. Também se percebeu que a agroecologia está presente na visão que os jovens egressos têm do seu futuro profissional, manifestado a partir do Projeto Profissional do Jovem.

Referências

BIANCHINI, Valter. Alternância: uma educação para o desenvolvimento rural sustentável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, 8º, 2005, Foz de Iguaçu, PR. Anais... Foz de Iguaçu: AIMFR, 2005, p.33-48.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007. 167 páginas.

PUIG-CALVÓ, Pedro; GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto. Formação em alternância e desenvolvimento local. O movimento educativo dos CEFFA no mundo Belo Horizonte: O Lutador (AIDEFA), 2010.

SABOURIN, Eric. Manejo da inovação na agricultura familiar do Agreste da Paraíba: o sistema local de conhecimento. In: SILVEIRA, Luciano; PETERSEN, Paulo; SABOURIN, Eric (org). Agricultura familiar e agroecologia no semi-árido: avanços a partir do agreste da Paraíba. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2002, p.177-199.

SCANDOLARA, Andreia et al. Um modelo de desenvolvimento sustentável possível. Revista Da Formação Por Alternância, ANO 3, Nº 6, JUNHO 2008. Brasília, DF: UNEFAB, 2008.

UNEFAB. Tutoria: Acompanhamento personalizados nos CEFFAs. Equipe Pedagógica Nacional. Brasília: UNEFAB (AIDEFA), 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico