Experiência na avaliação participativa de Indicadores de Qualidade do Solo e Sanidade dos Cultivos junto a agricultores familiares da comunidade de Rio Grande, Nova Friburgo - RJ
Resumo
O objetivo do relato é descrever a experiência de dois bolsistas da Embrapa Agrobiologia/UFRRJ, quando da participação na Avaliação Participativa de Indicadores Biológicos do Solo e Sanidade de Cultivo, junto aos agricultores familiares na Microbacia de Barracão dos Mendes – Comunidade Rio Grande, situada em Nova Friburgo – Rio de Janeiro. Esta atividade conta com a participação dos agricultores e técnicos responsáveis pela avaliação, onde pode se observar a troca de saberes e experiências em uma relação de ensino e aprendizagem conjunta. Valorizam-se os saberes dos agricultores e busca-se ampliar a percepção dos mesmos acerca da importância das práticas agroecológicas para a produção sustentável, especialmente, em ambientes de montanha.Referências
ALTIERI, M.A.; NICHOLLS, C. I. Un método agroecologico rapido para la evaluación de La sostenibilidad de cafetales. Manejo Integrado de Plagas y Agroecologia. Costa Rica, v.64, p. 17-24, 2002.
AQUINO et al. Disseminação da aveia-preta como cobertura do solo em sistemas de cultivo de hortaliças em unidades de produção familiar na Região Serrana Fluminense. X Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção. Foz do Iguaçu, PR. 2014.
MACHADO, C.T.T.; VIDAL, M.C. Avaliação Participativa do Manejo de Agroecossistemas e Capacitação em Agroecologia utilizando Indicadores de Sustentabilidade de Determinação Rápida e Fácil. Embrapa Cerrados, Planaltina – DF, p. 11-12, dez. 2006.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências