Reabilitação de áreas degradadas por mineração e produção de alimentos a partir da implantação de agroecossistemas na comunidade do Taim, São Luís – MA.
Resumo
A comunidade do Taim está localizada na porção sudoeste da Ilha do Maranhão, compondo a zona rural do município de São Luís e o território da futura RESEX do Tauá-Mirim. A experiência foi realizada nos anos de 2011 e 2012 em áreas distintas, teve como objetivos promover a reabilitação do solo por meio do desenvolvimento de práticas agroecológicas e construir alternativas econômicas e alimentares para a comunidade. Os agroecossistemas adotados para a reabilitação das áreas degradadas envolveram o cultivo de espécies vegetais de interesse econômico, de ciclos curtos a médios, e leguminosas temporárias. Os resultados foram satisfatórios especialmente com a produção de mandioca que teve uma produtividade bem expressiva e do milho que animou os agricultores envolvidos que há muito não produziam milho no local, comprovando-se assim ser possível a reabilitação de solos e também a produção de alimentos em áreas degradadas.Referências
FARIAS FILHO, M. S. Reabilitação de Áreas Degradadas por Mineração e Produção De Alimentos a partir da Implantação de Agroecossistemas na Comunidade do Taim, São Luís – MA. Projeto de Extensão Universitária. Universidade Federal do Maranhão, 2010.
NUNES, Zélia Maria. Avaliação química, física e fitossociológica da cobertura pedológica na comunidade do Taim, São Luis-MA para identificação de níveis de degradação ambiental. Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Curso de Geografia, São Luis, 2013.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências