Densidade de plantas arbustivas e arbóreas e classificação de uma caatinga sucessional conservada

Autores

  • Henrique Ricardo Souza Ziegler Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Matos Pessoa
  • João Ambrósio de Araújo Filho
  • Mônica de Moura Barbosa
  • Francisca Mirlanda Furtado Vasconcelos

Resumo

A sucessão secundária é a renovação de uma floresta, após uma pertubação severa, como o corte e/ou o fogo na vegetação. Objetivou-se determinar as densidades total, específica e relativa numa caatinga sucessional conservada e classificá-la quanto seu estágio de desenvolvimento. Ao todo, foram identificadas 14 espécies na área, 4 arbustivas e 10 arbóreas. As maiores densidades específicas foram para o marmeleiro (1270 plantas ha-¹), o pau branco (599 plantas ha-¹) e o mofumbo (453 plantas ha-¹). As espécies arbustivas e arbóreas somaram 64 e 36% dos indivíduos, respectivamente. Conclui-se que esse fragmento de caatinga caracteriza-se como arbustiva-arbórea, as plantas arbóreas conferem maior biodiversidade vegetal e as arbustivas possuem maiores densidades específicas.

Referências

ARAÚJO FILHO, João Ambrósio de. Manejo pastoril sustentável da gaatinga. [S.l.]: Virtual Books, Recife, 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2015, 18:30:00.

PEREIRA, I.M. Composição florística e análise fitossociológica do componente arbustivo-arbóreo de um remanescente florestal no agreste paraibano. Acta botânica brasílica, n.16, v.3, p. 357-369, set. 2002.

SANTOS, M.S.V.Diversidade e densidade de espécies vegetais da caatinga com diferentes graus de degradação no município de floresta, pernambuco, brasil. Rodriguésia, Rio de Janeiro, v.60, n.2, p. 389-402, jun. 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)