Piscicultura em tanques-rede como medida de compensação social aos pescadores artesanais de Tucuruí: construindo novos saberes e práticas?

Autores

  • Mariana Neves Cruz Universidade Federal do Pará

Resumo

O trabalho aborda a construção de políticas de mitigação para a inserção de pescadores artesanais na economia de mercado através do incentivo à piscicultura. Objetivamos refletir sobre incongruências construídas a partir da tentativa de transformação de pescadores artesanais em aquicultores, tendo como lócus de pesquisa o parque aquícola Breu Branco III, localizado no Município de Breu Branco – PA, voltado para pescadores artesanais residentes em Tucuruí (PA), que propõe a piscicultura em tanques-rede como medida de compensação social aos atingidos pela construção das eclusas de Tucuruí. Para a construção deste trabalho foram realizados levantamento bibliográfico e documental sobre pesca artesanal e parques aquícolas no Brasil, deslocamento á campo e entrevistas abertas e semi-estruturadas. A implantação do Parque Aquícola promoveu a quebra da coesão social entre pescadores artesanais, não sendo capaz de estabelecer novas coesões, levando ao abandono da prática da piscicultura.

Biografia do Autor

  • Mariana Neves Cruz, Universidade Federal do Pará
    DOUTORADO EM ANDAMENTO EM ECOLOGIA AQUÁTICA E PESCA. MESTRE EM GEOGRAFIA. GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

Referências

ARAÚJO, Eduardo André Duarte de. Estudo do impacto socioeconômico da piscicultura em tanques-rede no reservatório da UHE Tucuruí-PA: O caso do Projeto IPIRÁ. Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente – NUMA. Programa de Pós-Graduação em GESTÃO dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM. Dissertação de Mestrado: BELÉM, 2014.

IICA. Projeto socioprodutivo de manejo, produção e comercialização de peixes no Parque Aquícola Breu Branco III. 2013a. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/P-II-Francisco_Chagas.pdf. Acesso em: 05/08/2014.

IICA. Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/09/009: “fortalecimento da capacidade institucional e da Gestão Das ações voltadas às populações atingidas pelos Empreendimentos da eletronorte”. 2013b. disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Produto-02_Villi-IICA_2013.pdf. Acesso em 05/09/2014.

MPA - MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA. 1° Plano Safra das Águas - Pesca e Aquicultura. Brasília-Df, 2012.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.