Prevalência de doenças em hortas urbanas agroecológicas de Petrolina-PE

Autores

  • Karol Alves Barroso Universidade Federal do Vale do São Francisco

Resumo

As culturas oleráceas são, seguramente, aquelas mais afetadas por doenças ocasionadas por microrganismos fitopatogênicos. Estima-se que 30% dos agricultores desconhecem o ataque das doenças, deste modo, torna-se difícil a utilização de práticas de manejo específicas para cada doença. O trabalho foi desenvolvido em três hortas urbanas agroecológicas no município de Petrolina-PE: Horta do Assentamento Mandacaru, Horta Comunitária da Escola Municipal Luíza de Castro localizada no bairro João de Deus e Horta da Escola Otacílio Nunes de Souza, situada no bairro Areia Branca. O diagnóstico foi realizado entre os meses de julho e outubro de 2014 por meio da observação dos sintomas e sinais de fitopatógenos nas plantas de todos os canteiros das hortas analisadas. As doenças mais frequentes considerando as três hortas foram o oídio, viroses, cercosporiose, nematoides, ferrugem branca e bacterioses, mas em intensidade diferentes. Estes resultados estão sendo utilizados para direcionar prioridades de novos estudos e auxiliar na escolha de temas mais adequados para minicursos e treinamentos específicos para extensionistas e agricultores sobre os principais problemas fitossanitários observados nas hortas urbanas da região.

Referências

FILGUEIRA, F. A. R., 1937 - Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças / Fernando Antonio Reis Filgueira. - 3. ed. rev. e ampl. - Viçosa, MG : Ed. UFV, 2007. 94 p

MARTINS, E.R.; CASTRO, D.M.; CASTELLANI, D.C.; DIAS, J.E. Plantas medicinais. Editora UFV. Viçosa, MG. Universidade Federal de Viçosa. 2000.

NORONHA, M. A. Diagnose de doenças de plantas: Coleta, armazenamento e transporte. Teresina, PI, 2008.

SILVA, J. M. F.; TELES, V. O.; FILHO, J. T. Uma visão preliminar sobre conhecimento das doenças de plantas na agricultura familiar no município de Missão Velha. 3° Encontro Universitário da UFC no Cariri, out. 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)