MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS EM EMPREENDIMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR A PARTIR DO ACESSO AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças organizacionais ocorridas nos empreendimentos de agricultura familiar a partir da implementação da Política Nacional de Alimentação escolar – PNAE. Para tanto, fez-se uma abordagem a partir da sociologia econômica para tentar compreender as mudanças ocorridas na Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária de Espera Feliz – COOFELIZ, à medida que a mesma vem acessando o programa. Neste sentido, conclui-se que as mudanças não se restringem apenas aos aspectos gerenciais, mas se estendem aos aspectos produtivos, tendo como característica marcante o aumento da produção. Também, identificou-se que o PNAE vem contribuindo para o aumento da renda dos agricultores.Referências
ABRAMOVAY, Ricardo. Entre Deus e o diabo: mercados e interação humana nas ciências sociais. Tempo Social, São Paulo, v. 16, n.2, nov. 2004.
BECKER, Howard S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. 2ª ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 1994.
DUARTE, Daniel N.; DIAS, Marcelo M. Rede de comercialização, políticas públicas e mudanças na ação extensionista: o caso de Iconha-ES. Extensão Rural, v. 19, p. 105-136, 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário. Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br >. Acesso: 19/10/2011.
KAGEYAMA, Angela A., BERGAMASCO, Sonia M. P. P., OLIVEIRA, Julieta T. A. Uma tipologia dos estabelecimentos agropecuários do Brasil a partir do Censo de 2006. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba/SP, v. 51, n.1, p. 105-122, jan./mar. 2013.
WILKINSON, John. Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.