A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLA VERDE
Resumo
A diversidade regional e as diferentes possibilidades de desenvolvimento de ações de Educação Ambiental podem fomentar diferentes atividades e mobilizações sociais em torno das problemáticas socioambientais locais. Tais mobilizações podem ser potencializadas quando são repercutidas a partir das escolas para as comunidades. Este trabalho teve por objetivo central apresentar uma análise das principais ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Projeto Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no período de julho de 2012 a dezembro de 2014. Os dados coletados, apresentados e analisados são resultados de Pesquisa junto ao Relatório do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, o qual procedeu o levantamento das ações do PEV descritas no site da instituição. As ações descritas são resultados de mobilizações de professores e alunos de 120 escolas públicas dos municípios de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e Sobradinho-BA, durante o período 2012-2014. De um total de 390 ações, destaque para Arborização e Atividade Cultural. As atividades em geral mobilizaram diretamente mais de 27 mil pessoas,e outras 40 mil indiretamente, o que demonstrou um grande potencial de mobilização e ação social, colaborando diretamente para o enfrentamento dos problemas socioambientais e para a formação de jovens responsáveis e comprometidos com as causas sociais. Palavras-chave: Mobilização Social, Educação Ambiental, Escola.Referências
Educação Ambiental Interdisciplinar.Workshop (2.:2013:Juazeiro,BA) E24a (Anais do ) Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar,de 26 a 28 de setembro 2013:PEV-UNIVASF,2013. PEV. Projeto Escola Verde. Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF,Petrolina-PE,2014.Disponível em: http://www.escolaverde.univasf.edu.br. 2014.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São
Paulo: Ipê, 1998.
TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas, 2000.
Dissert.(Mestr.) FE/Unicamp.
SCHON, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.