Soberania Alimentar e Agroecologia: uma relação intrínseca
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma discussão a respeito do tema da Soberania Alimentar e Agroecologia no contexto atual do mundo globalizado. O termo “Soberania Alimentar” ganhou destaque em 1996, ao ser utilizado pela Via Campesina, na Cúpula Mundial da Alimentação organizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Nesse sentido, o texto evidencia a importância da Soberania Alimentar e sua relação com a Agroecologia para erradicar a fome e a miséria no mundo, considerando que a mesma é dotada de uma conotação política tal que propicia o empoderamento das populações em risco social ao redor do mundo. A partir de uma revisão de literatura foi possível identificar o contexto sociopolítico no momento em que emergiu a perspectiva da Soberania Alimentar, assim como seu contexto atual.Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 200?. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar>. Acesso em: fev. 2015
CUNHA, A. S. et al. Agroecologia: um modo de vida sustentável – Assentamento Conquista da Liberdade – Piratini/RS. In: SINGA – Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Anais... Belém, 2011.
FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. O estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil: um retrato multidimensional – Relatório 2014. Disponível em: <https://www.fao.org.br/download/SOFI_p.pdf>. Acesso em fev. 2015.
LA VIA CAMPESINA. International Peasant’s Movement, 2011. Disponível em: <http://viacampesina.org/en/>. Acesso em jan. 2015.
LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.3, n.1. Jan./Mar. 2002.
MEIRELLES, L. Soberania Alimentar e a construção de mercados locais para produtos da agricultura familiar. Boletim Informativo. v. 01, edição 1, 2008. Disponível em: <http://www.centroecologico.org.br/boletins.aspx?todos=1>. Acesso em: fev. 2015.
OLIVEIRA, F. H. Cultura Orgânica. Rio de Janeiro: Desiderata, 2010.
PALMA, D. C. A. Agrotóxicos em leite humano de mães residentes em Lucas do Rio Verde – MT. Cuiabá: UFMT, 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2011.
PEREZ-CASSARINO, J. A Construção Social de Mecanismos Alternativos de Mercado no Âmbito da Rede Ecovida de Agroecologia. Curitiba: UFPR, 2012. 479 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.