Assistência Técnica e Princípios Agroecológicos: uma leitura a partir do Território Nordeste Paraense
Resumo
Esta pesquisa exploratória tem como objetivo verificar como profissionais ligados à instituição de assistência técnica no Território Nordeste I (TNE I) têm percebido e operacionalizado os princípios da agroecologia em sua prática cotidiana. A principal ferramenta metodológica utilizada foi a entrevista semiestruturada. A interpretação foi feita analisando-se, em primeiro lugar, o conteúdo das respostas individuais e, em um segundo momento, comparando o conjunto das respostas sobre um mesmo tema. O estudo revelou que diferentes fatores limitam a implementação de princípios da agroecologia.Referências
CAPORAL, F.R. Em defesa de um Plano Nacional de Transição Agroecológica: compromissos com as atuais e nosso legado para as futuras gerações. In: SUER e BALESTRO (Orgs.). 2.ed. Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
GUERREIRO, A.L; RODRIGUES, B. A; TAGORE, M.B. Sistematização de experiências. Belém, PA: Emater, 2013. (Caderno temático: Módulo Agroecologia, V. 1).
MDA/INCRA. Relatórios para Brasil e Semiárido, Regiões, Territórios e Municípios. MDA, 2013. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/pagina/acompanhe-ações-do-mda-e-incra. Acesso em 27/04
MDA/SAF. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília: MDA, 2014.
PUDULA, J.; CARDOSO, I.M.; FERRARI, E.A.;DAL SOGLIO, F.K. Os caminhos e descaminhos da Agroecologia no Brasil. In: GOMES, J.C.C. & ASSIS, W.S.de. (Orgs.). Agroecologia: princípios e reflexões conceituais. Brasília, DF: Embrapa, 2013. (Coleção Transição Agroecológica, V. 1).
SIMÕES, A. A pesquisa e a intervenção no espaço rural em sua dinâmica histórica. Apostila Bases metodológicas para a pesquisa – intervenção. Belém, PA: UFPA, 2012. (Projeto Formação de Agentes de Intervenção Social Ministério da Educação - Proext MEC/SESu).