Vivência Agroecológica com Alunos de 4° ano na Ocupação Verde do Capim-Limão

Autores

  • Eduardo Teles Barbosa Mendes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Pirola Rossetto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Joyce Aparecida Tavares Miranda Embrapa-CTAA
  • Raissa Dias Theberge Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sebastião Soares Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A Ilha do Fundão, onde se situa a Ocupação Verde no campus da UFRJ, bem como a E. M. Tenente Antonio João, foi construída por aterramento. O arquipélago original era formado por nove ilhas e o aterro desencadeou processos de transformação ambiental diversos, incluindo prejuízos para o ciclo de águas da Baía de Guanabara e modificações sócio-espaciais contínuas. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma vivência agroecológica na Ocupação com alunos do 4º ano desse colégio, evidenciando transformações sofridas no local. Foram também apresentados conceitos sobre: composteira, minhocário, espiral de ervas e realizada a prática de plantio de mudas pela técnica de cultivo em pseudocaule de bananeira. Ao final do trabalho foi feita uma avaliação da vivência, na qual o aspecto positivo mais citado pelos participantes foi poder conhecer sobre árvores e outras plantas, e o negativo mais citado foi a conversa de alguns alunos fora do tema, que às vezes atrapalhava as atividades propostas.

Referências

SANTOS R. D., AGARES F., NORONHA F. Projeto Parque Frei Veloso: Levantamento Detalhado dos Solos Campus da Ilha do Fundão UFRJ. Embrapa Solos. Boletim de Pesquisa n. 19 p. 69. Rio de Janeiro - RJ, 2000.

AMARAL L. C. P. Degradação Ambiental e Perspectivas de Saúde: Um Olhar Retrospectivo Sob a Sub-bacia Hidrográfica do Canal do Cunha. Fiocruz. Rio de Janeiro – RJ, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências