Formação do grupo de mulheres agroecológicas do pré- assentamento “Deus Me Deu” – Biodiversidade do solo, captura, multiplicação e uso de microrganismos eficientes (EM)
Resumo
O presente artigo pretende apresentar as metodologias participativas, práticas educativas e ações em prol da transição agroecológica que foram desenvolvidas junto ao grupo de mulheres agroecológicas do Pré-Assentamento Deus me Deus, destacando-se os processos de entendimento da vida edáfica, manejo ecológico do solo, a captura de microrganismos de solo, sua multiplicação e os principais usos do EM (Microrganismos Eficazes). Com o intuito de favorecer uma formação sólida em Agroecologia ao grupo de mulheres agroecológicas e também avançar com a transição agroecológica da comunidade, cada atividade desenvolvida foi realizada em dias previamente agendados. Utilizando-se metodologias participativas e dialógicas todas as atividades de formação e avaliação permitiram reflexões sobre o manejo que estava sendo realizado nas áreas de produção, um diagnóstico das áreas produtivas, desvendando ações equivocadas de manejo que estavam sendo conduzidas e orientando os novos passos a serem dados ao longo do processo de conversão agroecológica da comunidade.Referências
ANDRADE, F. M. C. de; BONFIM, F. P. G.; HONÓRIO, I. C. G.; REIS, I. L.; PEREIRA, A. de J.; SOUZA, D. de B. Caderno dos microrganismos eficientes (EM): instruções práticas sobre o uso ecológico e social do EM. 2 ed. Viçosa: UFV, 2011.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências