Arte e Sustentabilidade: Uma Experiência na Escola Justino Costa no Meio Rural do Município de Breves no Marajó

Autores

  • MARIA REGINA FARIAS MACHADO
  • ELIZIANE DA SILVA CORRÊA
  • ASSIS FARIAS MACHADO
  • RENATA APARECIDA FARIAS MACHADO
  • JAILTON MAGNO

Resumo

O presente relato descreve atividades e algumas experiências vivenciadas por discentes, professores e agricultores familiares participantes do projeto de ensino Arte e Sustentabilidade, no ano de 2013, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Justino Costa (E.M.E.I.F), localizada próximo à Associação dos Produtores da Colônia Tancredo Neves (APROCOTANE), meio rural do município de Breves. O mesmo foi desenvolvido de forma interdisciplinar com enfoque especial à sustentabilidade e princípios agroecológicos, objetivou-se promover espaços de diálogo e vivências dentro e fora da escola e incentivar a criatividade e consciência socioambiental. No decorrer do projeto foram desenvolvidas oficinas de artesanato utilizando matéria-prima oriunda do reaproveitamento de materiais descartados pelos agricultores tais quais: o bambu, sementes de açaí, bole-bole, cipós, e outros. O trabalho em equipe de forma colaborativa possibilitou a construção e apropriação de conhecimentos inerentes aos objetos de estudo bem como a valorização e entrelaçamento de saberes da cultura local, elevando assim a autoestima principalmente de agricultores e alunos bem como dos professores que puderam compreender melhor as vivências e costumes da comunidade. No decorrer do projeto os alunos dispuseram de uma ferramenta de ensino, o diário de bordo, utilizado para registrar as suas considerações a respeito da experiência no projeto. A análise dos diários possibilitou compreender a visão do aluno a respeito do projeto em desenvolvimento. Dentre as várias observações percebeu-se que a experiência despertou a criatividade e a percepção de sustentabilidade ampliando as possibilidades de trabalho e renda. No encerramento do projeto realizou-se na escola um evento intitulado “Noite Cultural” que contou com a presença da comunidade, pais, alunos e convidados onde houve apresentações de danças regionais, teatro e a exposição dos artesanatos produzidos nas oficinas, este momento foi de suma importância, pois, evidenciou a necessidade de estar entrelaçando os saberes locais à educação escolar na construção de conhecimentos relevantes.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.41ªreimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010, 148p.

PORTO, A. Ensinar ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental/Amélia Porto,Lízia Porto- Belo Horizonte:Rona, 2012.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências