Relato de experiência vivenciada na comunidade ribeirinha PAE Santo Antônio II, Abaetetuba, Pará

Autores

  • Isadora Pires Cavalcante Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
  • Francimara Rocha dos Santos Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
  • Paula Reanny Ferreira dos Santos Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
  • Aline de Nazaré Cardoso Rodrigues Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
  • Francisca Luciana Santos Araújo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal

Resumo

O presente relato descreve experiência de vivencia de alunos do curso de graduação em agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará –Campus Castanhal, realizada na ilha do Capim, no município de Abaetetuba, pertencente a microrregião de Cametá, no período de 04 a 13 de março de 2014.O objetivo da atividade foi integrar os educandos ao meio rural de forma a conhecer e vivenciar a realidade regional. Obtendo uma interação entre realidade vivenciada a campo e a teoria aprendida em sala de aula. Tendo como eixo norteador “Meio Biofísico Amazônico e o Homem”, no viés da compreensão dos principais elementos do meio rural e suas inter-relações com o homem. Dessa forma a experiência contribuiu para o aprendizado em meio a troca direta de saberes com base na experiência dos ribeirinhos.

Biografia do Autor

  • Isadora Pires Cavalcante, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
    Graduanda no Curso de Agronomia, estagiária no Laboratório de Entomologia e bolsista de iniciação tecnológica do CNPQ
  • Francimara Rocha dos Santos, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
    Graduanda no Curso de Agronomia, estagiária no Laboratório de Entomologia e bolsista de iniciação tecnológica do CNPQ
  • Paula Reanny Ferreira dos Santos, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
    Graduanda no Curso de Agronomia, estagiária no Laboratório de Entomologia e bolsista de iniciação tecnológica do CNPQ
  • Aline de Nazaré Cardoso Rodrigues, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
    Graduanda no Curso de Agronomia, estagiária no Laboratório de Entomologia e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET agronomia
  • Francisca Luciana Santos Araújo, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará - Campus Castanhal
    Graduanda no Curso de Agronomia, estagiária no Laboratório de Entomologia e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET agronomia

Referências

VERDEJO, Miguel E. Diagnóstico Rural Participativo: Guia prático DRP. Secretaria de agricultura familiar - MDA. Brasília, 2006, p. 62.

BUAINAIN, Antônio Márcio; ROMEIRO, Ademar R.; GUANZIROU, Carlos. Agricultura familiar e o novo mundo rural. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 5, n. 10, jul/dez de 2003, p.312-347.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)