Desenvolvimento de tecnologia social de um sistema de irrigação localizada do tipo microaspersão.
Palavras-chave:
agroecologia, água, alternativoResumo
Esse trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina – DF com o objetivo de avaliar o sistema de irrigação voltado para a agricultura familiar que seja de baixo custo, de tecnologia simples e eficiente que possibilitem melhoria no sistema de produção agrícola familiar. Avaliou-se o desempenho do sistema de irrigação localizada tipo microaspersão em um solo silte argiloso do cerrado do Distrito Federal em uma área de 25m² com 4 canteiros (3m x 1m cada) com hortaliças de alface (Lactuca sativa) e cebolinha(Allium fistulosum), baseados nos cálculos da altura de água disponível; lâmina hídrica; lâmina bruta; reserva de água disponível; turno de irrigação; volume de água a ser aplicada; dotação de rega, vazão média, diâmetro economicamente viável, vazão total, perda de carga unitária e perda de carga por atrito na tubulação. A tecnologia desenvolvida é de fácil instalação, fácil manejo e pouco custo de implementação.Referências
FAO (2004). Major Food and Agricultural Commodities and Producers. http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/servicos/dadosmet/ceb10dia.html.
Acesso em 23 de março de 2015.
PRADO, R. B.; TAVARES, S. R. de L.; BEZERA, F. B.; RIOS, L. da C. Manual técnico de coleta, acondicionamento, preservação e análises laboratoriais de amostras de água para fins de agrícolas e ambientais. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004. 98p.
SANTIAGO, F. S.; MONTENEGRO, A. A. A.; MONTENEGRO, S. M. G. L.; Avaliação de parâmetros hidráulicos e manejo da irrigação por microaspersão em áreas de assentamento. Recífe: Engenharia Agrícola, 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. Editora Atlas, São Paulo, 2008, 206 pp.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico