Resistência e valorização do lugar frente ao avanço de Grandes Projetos na Amazônica: o drama de famílias atingidas pela Barragem de Belo Monte, Sudoeste do Pará, Brasil.
Resumo
Neste texto são analisadas as percepções de famílias atingidas pelas transformações em decorrência do empreendimento de construção da Hidrelétrica de Belo Monte, na Volta Grande do Xingu em Vitória do Xingu-PA. Os procedimentos metodológicos consistiram em 15 entrevistas gravadas no período de maio a julho de 2012, convivência e observação do cotidiano das famílias, e análise de documentos, panfletos, abaixo-assinados, documentários conseguidos junto aos movimentos sociais e às próprias famílias. As percepções dos moradores amparam-se em dois aspectos: o primeiro ligado aos problemas que as hidrelétricas ocasionam nas áreas onde são implantadas, em contraponto com a valorização do local em vivem, não só no aspecto material, mas das múltiplas dimensões que qualificam positivamente seus modos de vida. O segundo aspecto está ligado ao drama das transformações socioambientais a partir do inicio da construção da hidrelétricaReferências
HAESBAERT, R. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, M. et al. (Org.). Território Territórios. 3ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 43-71.
MAGALHÃES, S. B.; HERNANDEZ, F. M. Ciência, Cientistas, Democracia desfigurada: o caso Belo Monte. In: Encontro Latinoamericano Ciências Sociais e Barragens, 3., 2010, Belém. Anais eletrônicos... Belém, 2010. Disponível em: <http://www.ecsbarragens.ufpa.br/site/cd/ARQUIVOS/GT1-108-151-20101118175227.pdf >. Acesso em: 07 nov. 2011.
SILVA, D. C.; BEZERRA, T. S. L.; SANTOS, J. B.; HERRERA, J. A. Política desenvolvimentista e desterritorialização na Amazônia: a construção da Hidrelétrica de Belo Monte e o desrespeito às comunidades ribeirinhas do Xingu, na Amazônia Paraense. Cadernos de Agroecologia, v. 8, p. 15-30, 2013.
ZHOURI, A.; OLIVEIRA, R. Desenvolvimento, Conflitos Sociais e Violência no Brasil Rural: o caso das usinas hidrelétricas. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. 10, n. 2, p. 119-135, jul.-dez. 2007.