BEM VIVER NO CAMPO, UMA PRÁTICA POSSÍVEL: INTERCÂMBIO ENTRE JOVENS INDÍGENAS E AGRICULTORES COM PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA
Resumo
Este trabalho trata da experiência de realização de uma visita de intercâmbio realizada por estudantes indígenas do curso técnico em agroecologia dos povos indígenas do sudeste paraense do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará / Campus Rural de Marabá, a uma propriedade rural reconhecida nacionalmente como agroecológica, localizada em área de assentamento do município de Conceição do Araguaia, extremo sul do estado do Pará. O objetivo desta atividade foi apresentar a estes estudantes uma experiência concreta em agroecologia, com vistas a contribuir na construção do conhecimento agroecológico. Assim, os estudantes foram orientados pela seguinte pergunta: quais são as características que fazem com que este sistema de produção seja considerado e reconhecido como agroecológico? Como resultado esta atividade possibilitou uma rica discussão e debate em torno dos princípios da agroecologia.Referências
PPC-CRMB, Projeto Político Pedagógico do Campus Rural de Marabá. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Marabá, 2010.
MOREIRA, R. M.; CARMO, M. S. do. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Revista agriculturas. São Paulo. v. 51. n° 2, 2004, 37-56p.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências