BEM VIVER NO CAMPO, UMA PRÁTICA POSSÍVEL: INTERCÂMBIO ENTRE JOVENS INDÍGENAS E AGRICULTORES COM PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA

Autores

  • William Bruno Silva Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
  • Maria Célia Vieira da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
  • Iracilene Pereira Brinco Guajajara Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
  • Ronaldo Nunes Ramos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB

Resumo

Este trabalho trata da experiência de realização de uma visita de intercâmbio realizada por estudantes indígenas do curso técnico em agroecologia dos povos indígenas do sudeste paraense do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará / Campus Rural de Marabá, a uma propriedade rural reconhecida nacionalmente como agroecológica, localizada em área de assentamento do município de Conceição do Araguaia, extremo sul do estado do Pará. O objetivo desta atividade foi apresentar a estes estudantes uma experiência concreta em agroecologia, com vistas a contribuir na construção do conhecimento agroecológico. Assim, os estudantes foram orientados pela seguinte pergunta: quais são as características que fazem com que este sistema de produção seja considerado e reconhecido como agroecológico? Como resultado esta atividade possibilitou uma rica discussão e debate em torno dos princípios da agroecologia.

Biografia do Autor

  • William Bruno Silva Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Possui especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UFPA. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, lotado no Campus Rural de Marabá - CRMB
  • Maria Célia Vieira da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
    Possui Graduação em Pedagogica pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. É docente do IFPA/CRMB na disciplina de Educação do Campo.
  • Iracilene Pereira Brinco Guajajara, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
    Indígena do povo Gajajara, aldeia Guajanaíra. Educanda do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio dos Povos Indígenas do Sudeste Paraense, do IFPA/ CRMB.
  • Ronaldo Nunes Ramos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB
    Indígena do povo Amanayé, aldeia Ararandewa. Educando do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio dos Povos Indígenas do Sudeste Paraense, do IFPA/ CRMB.

Referências

PPC-CRMB, Projeto Político Pedagógico do Campus Rural de Marabá. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Marabá, 2010.

MOREIRA, R. M.; CARMO, M. S. do. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Revista agriculturas. São Paulo. v. 51. n° 2, 2004, 37-56p.

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências