Vida e formas de saberes de produtoras de cuia numa comunidade ribeirinha – Abaetetuba Pa

Autores

  • Marinês de Maria Ribeiro Rodrigues Universidade do Estado do Pará - UEPA

Resumo

Resumo: O presente texto resulta de nossas vivências em trabalho de pesquisa (em andamento), junto a algumas unidades familiares da comunidade do Rio Quianduba, município de Abaetetuba/PA. A partir de uma abordagem qualitativa com o uso da entrevista em profundidade o artigo descreve algumas formas de saberes culturais produzidos por mulheres que habitam áreas ribeirinhas no contexto da produção do artesanato da cuia. Os resultados revelam que na divisão sexual e social do trabalho essa atividade desenvolvida há muitas gerações na localidade é realizada, quase exclusivamente, pelas mulheres e que mesmo possuindo uma importância econômica, simbólica e medicinal está, gradativamente se perdendo o interesse, principalmente, entre os(as) jovens que não a valorizam como um trabalho socioeconômico. O estudo reflete sobre a importância de se preservar esses saberes, posto que contribuem para a dinamização de processos educativos no contexto familiar e da própria comunidade.

Referências

AMOROZO, M. C. de M. 1996. Abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. In: DI STASI, L. C. (Org). Plantas medicinais: Arte e Ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo. EDUSP. p. 47-68.

DIEGUES, A. C. 2000. Etnoconservação: novos rumos para a conservação da natureza. NAQUPUB – núcleo de apoio à pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras. São Paulo. USP. 289 p.

RIBEIRO, Karla Tereza Silva. Águas e condições de vida na zona rural de Salvaterra, Marajó-PA. In: Simões Maria do Socorro (Org.) Campos flutuante: rumo ao Marajó Belém: NUMA/UFPA, 2007 p. 111-123. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 6ª impressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SANTOS, Maria Roseli Souza. Saberes culturais, memória e identidade em tempos de modernidade: por uma leitura das categorias teóricas da/na pesquisa, 2005.

SILVA, Maria das Graças da. Práticas Educativas Ambientais, Saberes e Modos de Vida Locais. Revista Cocar, V 01 nº 1 jan/jun 2007.

SOUZA, L. F. 1998. Estudos Etnobotânicos na comunidade de Baús: O uso de Plantas Medicinais (Município de Acorizal, Mato Grosso). Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente). Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá. 212 p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.