Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT

Autores

  • Dieferson de Oliveira Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Samuel Laudelino Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Eduardo Vinicius Valderramas Gomes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Leandro José Medeiros Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Kassia dos Santos Viana Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

O trabalho da mulher na agricultura familiar é fundamental para a geração de renda e para a subsistência da família, porém pouco reconhecido perante a sociedade. Frente a essa situação, a proposta desse trabalho foi analisar o papel das mulheres agricultoras no município Vale de São Domingos/MT. Visto que as mulheres são-dominguenses desempenham papel importante para a consolidação da agricultura familiar e manutenção destas famílias no campo. Contribuem nas diferentes modalidades de trabalho, desdobrando-se entre os afazeres domésticos e agrícolas. No entanto as próprias mulheres não reconhecem seu trabalho, considerando-o apenas como ajuda. Esta pesquisa procurou contribuir para a compreensão das atividades exercidas pelas mulheres agricultoras no município Vale de São Domingos, destacando algumas características de aplicação do termo agricultura familiar assim como a importância do trabalho destas transformadoras sociais para o desenvolvimento das famílias camponesas.

Referências

GARCIA, F. M. A luta pela terra sob enfoque de gênero: os lugares da diferença no Pontal do Paranapanema. 2004. 224 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2004.

MELO, H. P; DI SABBATO, A. Mulheres rurais: invisíveis e mal remuneradas. In: Ministério do desenvolvimento agrário. Gênero, agricultura familiar e reforma agrária no Mercosul. Brasília: Ministério do desenvolvimento agrário, 2006. p. 47.

MESQUITA, Lívia. A. P; MENDES, Estevane. P. P. Mulheres na Agricultura Familiar: A Comunidade Rancharia, Campo Alegre de Goiás (GO) Disponível em: <http://www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1104_1.pdf> Acesso em 09 de março de 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.