Redesenho de sistemas convencionais de produção de aves para agroecológicos: limites e potencialidades
Resumo
Atualmente, a avicultura industrial vem apresentando sinais de esgotamento nos assentamentos rurais da região Central do estado de São Paulo. Com isso, objetiva-se contribuir para o redesenho dos sistemas convencionais de criação de galinhas para agroecológicos, centrados na eficiência produtiva, conservação dos recursos naturais, organização social, processamento e comercialização direta de alimentos, in natura e processados. As ações são baseadas em metodologias participativas com a comunidade, através de reuniões, observação direta e registros em diário de campo, assim como aplicação de questionários semi-estruturados, análise dos contratos de produção e do plano de recuperação judicial das agroindústrias da região. Constatou-se que os contratos de produção industrial promovem uma relação assimétrica, na qual as agroindústrias subordinam os assentados a seus interesses, além disso, após inúmeras crises do setor, o sistema de integração entrou em decadência promovendo o endividamento dos produtores. Diante deste cenário, surge como proposta a construção coletiva de um novo caminho para o desenvolvimento da avicultura nos assentamentos, a produção agroecológica.Referências
GEMERO, C. G. Assimetria nas relações contratuais com as agroindústrias do setor avícola no assentamento Horto de Bueno de Andrada – Araraquara/SP. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Centro Universitário de Araraquara, Araraquara.
SORJ, B; POMPERMAYER, M. J; CORADINI, O. L. Camponeses e agroindústria: transformação social e representação política na avicultura. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 119 p.
RIGOR ALIMENTOS. Plano de Recuperação Judicial. Disponível em: <http://www.rigor.com.br/site/index.php/recuperacao-judicial/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2011.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico