“Essa terra é minha...” – A relação do extrativismo local com a apropriação de terras na Ilha Grande de Santa Isabel/PI e Pedra do Sal/PI

Autores

  • Ricardo Rayan Nascimento Rocha Comissão Ilha Ativa - CIA
  • Leandro Inakake de Souza Comissão Ilha Ativa - CIA
  • Kesley Paiva da Silva Comissão Ilha Ativa - CIA

Resumo

Com a necessidade de problematizar o território em nível local a partir de suas contradições sócio históricas e assim evidenciar a sua relevância enquanto fator social, este artigo objetiva analisar a relação entre o extrativismo local e a apropriação de terras da Ilha Grande de Santa Isabel/PI e Pedra do Sal/PI, objetos de estudos desse trabalho, que repercute histórica e socialmente nas relações de poder, entre os atores envolvidos. Além disso, busca-se evidenciar o extrativismo praticado e coloca-lo como norte na discussão em defesa de um território livre e múltiplo. Para isso, metodologicamente, este artigo tem como abordagem qualitativa, tendo em vista o englobamento de perspectivas analíticas que tal pesquisa pode gerar, através do levantamento bibliográfico, revisão em periódicos que retratem tal problemática, pesquisa documental em órgãos públicos, entrevistas semiestruturadas com a comunidade local, além de incursões realizadas para se compreender a vivência do extrativismo com os autóctones que ocupam tal área. Assim, foi perceptível que a relação acontece através da histórica interface dos entrevistados com o comércio, sobrevivência e ligação cultural/social como forma de afirmação territorial.

Referências

BRASIL, Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964, Dispõe sobre o Estatuto da Terra, e dá outras providências. Presidência da república.

COMUNIDADES TRADICIONAIS. Disponível em: http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais. Acesso em: 20.abril.2015.

HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo – USP, 2005.

SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.