Percepção dos estudantes de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia sobre Agroecologia.

Autores

  • Felipe Costa Trindade Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Acadêmico. http://orcid.org/0000-0002-8314-7918
  • Fabrício Khoury Rebello Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Economista, Dr., Professor.

Resumo

Buscou-se avaliar a percepção e conhecimento dos estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) quanto à Agroecologia. A pesquisa foi realizada no período de março a abril de 2015, a partir de um questionário semi-estruturado aplicado junto a dois grupos distintos de estudantes: ingressantes e concluintes. Por meio dos resultados, evidenciou-se um ganho de conhecimento agroecológico adquirido durante o curso de Agronomia, entretanto, a compreensão dos alunos se volta, sobretudo, para questões ambientais. Desta forma, faz-se necessário realçar as amplas potencialidades da ciência agroecológica. Profissionais conscientes e com habilidades técnicas de produção agroecológica podem contribuir para a transição de agriculturas menos sustentáveis para formas ecológicas.

Biografia do Autor

  • Felipe Costa Trindade, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Acadêmico.
    Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
  • Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Economista, Dr., Professor.
    Economista, Dr., Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém (PA).

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia, agricultura camponesa e soberania alimentar. Revista Nera, n. 16, p. 22-32, 2012.

BARBOZA, L. G. A.; THOMÉ, V. H.; RATZ, R. J.; MORAES, A. J. Para além do discurso ambientalista: percepções, práticas e perspectivas da agricultura agroecológica. Ambiência, v. 8, n. 2, 2012.

CAPORAL, F. R.; PETERSEN, P. Agroecologia e políticas públicas na América Latina: o caso do Brasil. Agroecología,v. 6, p. 63-74, 2012.

CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. Princípios e Perspectivas da Agroecologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

FIOROTTI, J. L.; CARVALHO, E. S. S.; PIMENTEL, A. F.; SILVA, K. R. Horta: a importância no desenvolvimento escolar. Anais... XIV Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica. Universidade Vale do Paraíba, 2011.

RITTER, A. Agroecologia, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Rio Grande do Sul: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico