Uso de sementes por agricultores orgânicos do Estado de São Paulo: comparação entre certificação por auditoria e sistema participativo de garantia
Resumo
O uso de sementes próprias é uma prática ancestral que ainda é preservada por agricultores em diferentes intensidades. O objetivo deste trabalho foi comparar o uso de sementes próprias por agricultores orgânicos certificados por Auditoria e Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) no Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com respostas objetivas. A partir da análise dos dados observou-se que o uso de sementes próprias é mais comum entre os grupos de agricultores certificados por certificação participativa.Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento. Instrução Normativa nº 64, de 18 de dezembro de 2008. Aprova o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal. Diário Oficial da União de 19 de Dezembro de 2008.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Coordenação de Agroecologia. Nota Técnica nº 60, de 13 de dez. 2013. Informa sobre prorrogação e derrogação de prazos na IN 46/11 e recomenda procedimentos. COAGRE/DEPROS/SDC/MAPA. 2013.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 17, Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal, de 18 de jun. 2014. Diário Oficial da União de 20 de Junho de 2014.
LONDRES, F. A associação biodinâmica e o desafio da produção de sementes de hortaliças. Rio de Janeiro: Caderno ANA; ABD; AS-PTA, 2014.