O papel da Agroecologia na consolidação da Educação do Campo em duas escolas rurais do RS

Autores

  • ANA CECILIA GUEDES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • JOSÉ GERALDO WIZNIEWSKY UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • PAULO ROBERTO CARDOSO SILVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • ADEMIR ANTONIO CAZELLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • MAURICIO DA TRINDADE VIEGAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

O presente artigo desenvolve um estudo de caso sobre duas escolas rurais da rede estadual de ensino, que utilizam na sua dinâmica de ensino e aprendizagem os referenciais metodológicos da Educação do Campo, visando assim à formação de cidadãos cientes dos seus papéis perante a sociedade. Este estudo desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo, localizada em Alegria – RS e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em Independência – RS e teve por objetivo central compreender com a agroecologia vem sendo trabalhada em ambas as escolas. A abordagem metodológica foi qualitativa e deu-se a partir da utilização de questionários com educandos e educadores. Possuímos como resultados educadores comprometidos com uma formação diferenciada que vise à valorização do saber local, a como o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e por parte dos educandos

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>