O papel da Agroecologia na consolidação da Educação do Campo em duas escolas rurais do RS
Resumo
O presente artigo desenvolve um estudo de caso sobre duas escolas rurais da rede estadual de ensino, que utilizam na sua dinâmica de ensino e aprendizagem os referenciais metodológicos da Educação do Campo, visando assim à formação de cidadãos cientes dos seus papéis perante a sociedade. Este estudo desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo, localizada em Alegria – RS e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em Independência – RS e teve por objetivo central compreender com a agroecologia vem sendo trabalhada em ambas as escolas. A abordagem metodológica foi qualitativa e deu-se a partir da utilização de questionários com educandos e educadores. Possuímos como resultados educadores comprometidos com uma formação diferenciada que vise à valorização do saber local, a como o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e por parte dos educandosDownloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico