Agricultura urbana sintrópica em resposta a insustentabilidade das cidades : Resíduos orgânicos reinseridos ao ciclo de nutrientes

Autores

  • Andre Vinícius Freire Baleeiro Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo - São Carlos

Resumo

A agricultura urbana é uma prática que deve ser incentivada, mesmo em um país de dimensões continentais como o Brasil, pois além do caráter pedagógico de formar futuros permacultores agroecológicos ela tem potencial de dar correta destinação a 51% dos resíduos domiciliares, que é formado por resíduos orgânicos. Além disso a agroecologia tem dado exemplos de que o sentido natural da mudança não é o aumento da desordem, como nos é ensinado pela lei da entropia e reforçado diariamente pelo caos urbano. As diversas formas de vida podem sim viver em harmonia, e o homem, iludido pela ganância capitalista, pode voltar a se envolver positivamente com a natureza, basta que mirem suas energias e admirem o exemplo dos produtores primários e de sua incrível produção de biomassa nos trópicos.

Referências

PENEIREIRO, F. M. Sistemas agroflorestais dirigidos pela sucessão natural: um estudo de caso. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, São Paulo, SP.

PRIMAVESI, A. Manejo Ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 1979

GÖTSCH, E. Break-through in agriculture. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1995. 22p.

SAVORY, A; BUTTERFIELD, J. Holistic Management: A New Framework for Decision Making. Washington, D.C.: Island Press, 1988.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Brasil, 2011. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/>.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico